Pensei aproveitar este blog para ajudar e orientar meus estudos, como objetivo passar em um concurso público, mas também quem não tem o mesmo intuito, nesta realidade louca em que vivemos. Vou começar minhas postagens com um texto que vai abordar um pouco sobre Ética, Moral e Direitos Humanos.
De acordo com estudiosos do segmento a ética e a moral não devem ser confundidos, uma vez que a moral é objeto de estudo da ética.
Ética significa o que é bom para o individuo e para a sociedade. Motta - Ética é a forma que p homem deve se comportar no seu meio social.
Moral é um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do individuo no seu grupo social. Durkheim – Moral tem um caráter obrigatório.
Vale ressaltar que mesmo que a lei seja em sua maioria baseada na ética, um individuo não pode ser obrigado (compilado) a cumprir normas éticas. A não ser no caso de profissões em que o código ético está incorporado à lei pública. Neste caso os princípios éticos passam a ter força de lei.
Mas pensando mais a fundo ser ético é fazer algo que te beneficie e, no mínimo, não prejudique o “outro”. Ao contrario da moral que delimita o que é bom e o que é ruim no comportamento do ser dentro de uma sociedade, já a ética é um indicativo do que é mais justo ou menos injusto diante de escolhas que podem afetar outras pessoas.
Para concluir eu acredito que através da ética podemos analisar comportamentos passados e encontrar quem sabe um indicativo de caminho para o presente. Assim pelo menos não cometeremos os mesmo erros bizarros em que prejudicava não apenas uma pessoa, mas sim toda uma sociedade em prol de um objetivo egoísta. Exemplo, a busca que raça pura, como queria Hitler.
Vamos falar agora de outro assunto de extrema importância os Direitos Humanos.
Uma assembléia geral das Nações Unidas no dia 10 de dezembro de 1948 aprovou a Declaração dos Direitos Humanos, passando a ter validade universal. Mas pense comigo até hoje os artigos presentes na Declaração não são considerados importantes e descumpridos em dezenas de lugares. Lógico que temos artigos de extrema relevância, mas vamos começar pelo mais trivial: este ano mesmo (2011), acompanhamos massacres simplesmente por não respeitarem ‘A liberdade de expressão, em todas as suas formas e manifestações, é um direito fundamental e inalienável, inerente a todas as pessoas’.
Bom, acho que hoje fico por aki... bjão e até breve...
Nenhum comentário:
Postar um comentário